Em Destaque

Solenidade de Pentecostes, um convite a sermos dócil ao Espírito

P ercorremos exatos cinquenta dias do tempo Pascal e com a solene celebração de Pentecostes [1] chegamos ao fim deste tempo e ret...

domingo, 20 de março de 2016

Curso de liturgia

Formação litúrgica Permanente, caminho para a participação plena.

Idealizado e coordenado pelo Diac. Carlos Ericeira em parceria com o IESMA

Um sonho que a cada dia e passo vai dentro de sua realidade ganhando forma e perfeição, mas, como esta história começou?
Me permitam um breve histórico, não para a vanglória pessoal, mas para percebemos o processo e a ação divina que nos utiliza como instrumentos. Iniciei minha formação litúrgica no Nordestão de Liturgia que neste tempo era realizado em Canindé - CE, foram três anos intensos (2002-04) e modificaram a minha caminhada, despertando em mim um amor e uma sede insaciável pela liturgia, ao retornar para a minha paróquia (São Cristóvão - São Luis/MA) senti a necessidade de partilhar o conhecimento e fui aos poucos organizando e estruturando cursos com diversos temas até o momento em que pensei em uma formação continuada, gradual e permanente (é claro que esta ideia já existia, mas aqui me refiro a minha paróquia onde a carência de iniciação e formação era grande),  Na ação da partilha (assessorias formativas) percebi a obrigação de buscar cada vez mais instrução e sabedoria, assim comecei a participar de formações fora (São Paulo - Rio - Goiânia, etc).
Nos anos de 2005 a 2010 foram inúmeras assessorias desenvolvidas na forania e paróquia São Cristóvão, com essa experiência resolvi apresentar um projeto de formação na área de liturgia para público da Arquidiocese de São Luis (MA) e então procurei o apoio do IESMA - Instituto de Ensinos Superiores, que prontamente se colocou a disposição para dar o suporte. Com este apoio iniciamos em 2014  um curso de formação litúrgica na entidade, a estrutura da formação foi pensada e planejada a partir da estrutura do documento conciliar Sacrosanctum Concilium (SC) em sistema modular (16 módulos) 160 horas aula, encontros de 15 em 15dias, nos sábados de 8 as 12h para um período de fevereiro a dezembro. Naquele ano a turma começou com 96 pessoas e concluiu com 84.
Formação liturgica permanente
Turma de 2014
Em 2015 a turma iniciou com 109 pessoas e concluíram 82. Começamos então a sentir que o projeto inicial precisava ser revisto e assim ganhar novos elementos e ajustes que atendesse a necessidades, foi mantido a mesma grade de 16 módulos, o mesmo sistema de encontros (datas, horário e período), porém a metodologia foi modificada e começamos a seguir o VER - JULGAR e AGIR com utilização de métodos de vivências. O projeto ganhou mais consistência e surgiu a necessidade de criar uma turma de continuidade (2ª etapa) como também recebemos sugestões que as turmas fossem menores para favorecer o aprendizado.
Formação permanente
Curso de liturgia no IESMA - 2015
Em 2016 analisamos as sugestões dos próprios participantes e montamos um calendário anual mantendo o mesmo critério dos anos anteriores, porém, a turma foi pensada para um número menor de participantes, com maior critério na escolha das assessorias.
formação liturgica
Iniciamos duas turmas, uma de de 1ª etapa (nos moldes anteriores) com 25 participantes e uma turma de 2ª etapa (36 participantes) com um encontro mensal para o período de Janeiro a dezembro.
Esta é a trajetória, o seguimento o caminho que ao longo da estrada vai se aperfeiçoando e nos transformando para conduzir a todos para uma mais plena participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para anpliar nossa comunicação estamos permitindo os comentários de todos que acessam esta pagina, porém, só editaremos se estes se identificarem.

Não perca tempo, faça um curso online!

Canal aberto para quem admira, estuda, ou tem curiosidade sobre assuntos ligados as ações litúrgicas da Igreja.